skip to main |
skip to sidebar
- A doença pode ser precipitada por um acontecimento vital muito bom ou muito mau.
- "Uma euforia ou tristeza normal é temporária, ocorre proporcionalmente ao estímulo que a desencadeou. Já a doença é autónoma, pode ocorrer e continua independente de um motivo." explica Frederico Nafas, psiquiatra brasileiro reconhecido.
- O estado eufórico ou depressivo pode causar danos afectivos, sociais, profissionais e até financeiros. Uma das características do excesso de alegria é mania de grandeza, a pessoa acha-se poderosa demais e gasta quantias vultuosas, faz dívidas, vai à falência, sem tomar consciência das suas acções
- Um distúrbio do humor pode ser um problema, uma doença que se chama de distúrbio bipolar.
- O distúrbio provoca um excesso de humor, que pode ser exagerado:
1.ou para a depressão...
2.ou para a euforia.
- o riso fechado, em que há distensão dos lábios para trás e para o alto, mas não se abre a boca e no máximo se contraem as pálpebras;
- o riso superior, com a boca semiaberta, que revela apenas parte dos dentes;
- a gargalhada, que é a forma mais expansiva do riso, em que se pode, também, morder o lábio inferior, balançar a cabeça, mexer o tronco, os braços e as pernas e até chorar de rir, porque a contracção das pálpebras pressiona os canais lacrimais. Assim, uma boa gargalhada acaba envolvendo o corpo inteiro, com sucessivos espasmos do diafragma e os movimentos alternados de contracção e relaxamento dos músculos respiratórios favorecem os pulmões e o coração, ampliando a caixa torácica.
- Rir é o melhor remédio, sentença incontestávelPassada a euforia, o relaxamento muscular alivia o stress.
- Nós não rimos porque estamos felizes. Nós estamos felizes porque rimos. William James (1842 - 1910)
- O bom humor é uma emoção, uma reacção do organismo que vem da própria atitude criativa, denotando que a pessoa está de bem com a vida. Não estamos falando aqui das expressões faciais exageradas, mas de atitude equilibrada, afável, transmitida por reacções faciais naturais através dos diferentes e muitos tipos de sorriso. É sabido que podemos sorrir até com os olhos, embora mais difícil de se perceber. Qualquer que seja, a demonstração de bom humor traz saúde para o corpo e alento para o espírito e ajuda a manter em alto astral as relações com os nossos semelhantes, aproximando as pessoas.
- O bom humor está directamente associado a um estado físico - o riso, e a um estado de espírito ou atitude do mais alto grau - a alegria. Ambos provocam alterações no organismo, de natureza hormonal, que contribuem sabidamente para eliminar as tensões e ansiedades da vida moderna nas grandes cidades.